2019 - Postagens

Em 2019... vamos mantendo algumas postagens!

 

 

Projeto Educação Ambiental   Marechal Rondon - Fase III: 3º bimestre

 

 

Nossa escola vem desenvolvendo ao longo dos anos o Projeto Educação Ambiental. Este ano, dividimos os bimestres em temas e o tema do 3º bimestre foi Natureza. O  objetivo foi de levar os alunos a se sensibilizarem quanto a  importância da conservação da natureza -  degradação dos recursos naturais, escassez e degradação da qualidade da água, poluição do ar, desmatamentos, extinção de espécies... desenvolvendo assim, alunos/indivíduos mais conscientes de seu papel de cidadão.

O projeto envolveu alunos dos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental 2 e as mais diversas disciplinas.

 

Neste Bimestre contamos  com a colaboração:

6ºs anos - Ciências com a Profª  Cláudia Lira (Jogo Trilhas da Mata Atlântica)

                  Orientação de Estudos – Andréia Férrer

7ºs anos – Ciências com a Profª Maria Valquelene

                    Orientação de Estudos – Profªs Silvana e Cristiane

 

8ºs anos - Ciências e Práticas Experimentais com a Profª Maria Valquelene e Profª Bárbara 

                  Geografia - Profª Renata M. retek 

 

 

 
 

 

 

9ºs anos - Ciências com a Profª  Cláudia Lira

                   Práticas Experimentais de Matemática – Profª Bárbara

 

 

O projeto tem como Professor Interlocutor a profª Cláudia Lira e conta com a coordenação de Área da Professora Simone Sacilotti, contando ainda com o envolvimento e participação de toda equipe, sendo os temas discutidos bimestralmente em encontros de ATPCA e ATPCG.  

 

Aguarde pelo 4º bimestre  onde desenvolveremos o tema: lixo.

 

 

 

 

2ª Fase da 15ª OBMEP

 

 
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2019

 

desenvolvimento da 1ª etapa: 25 a 29/março.
 
    

VEJA AS FOTOS ABAIXO .... "ACONTECEU"

*********

 

 
 

COLETA DE ÓLEO USADO

 

Em mossa escola a cada ano, buscando ampliar nossos compromisso com a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Durante o ano várias são as atividades propostas, campanhas e até gincana.

Uma das sensibilizações é para a Coleta do Óleo de Cozinha, direcionada a toda comunidade escolar que visa não despejar óleo usado em locais inadequados e estar ciente dos impactos ambientais negativos causados na redes de esgoto, mares, rios e lagos. Nosso objetivo:  dar a esse óleo um destino adequado..

 

O perigo do descarte incorreto

 

O óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Além da conscientização, a campanha prevê a coleta e destinação final adequada do produto. O óleo reaproveitado pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

 

*************

IDESP 2018 - Indice de Desenvolvimento do Estado de São Paulo

1º lugar em Matemática e 2º lugar em Língua Portuguesa - Diretoria de Ensino de São José dos Campos - Ensino Fundamental Anos Finais

 

 
 
 
 
 

 

 

Campeonato de Tabuada - 6ºs anos 

 

E hoje (31/10/19)  foi dia de Campeonato de Tabuada com os alunos dos 6ºs anos. Tudo começou com uma brincadeira: transformar a tarefa semanal, já tão conhecida dos nossos alunos,  em um Campeonato de Tabuada Misturar os alunos, formar equipes tendo uma “pitada” de cada, alunos nota 10, alunos nota 6, alunos com menos habilidades ainda na disciplina... formando grupos e envolvendo a todos.

O desafio de hoje tinha um objetivo motivacional.

A  atividade foi exitosa, todos participaram, todos. Nem todos acertaram, é verdade, mas todos estavam envolvidos. 100% envolvidos.

Alguns alunos estudavam no corredor, outros durante a aula, alguns só esperavam, mas na hora do desafio... silêncio absoluto. Dedicação. Me falaram até que “rolou um frio na barriga”, uma “mão suada”. Kkkkk. Não se preocupem, o objetivo é praticar, envolver, motivar, tornar a Matemática amiga, prazerosa e assim, a cada dia, ganhar novos adeptos.

Parabenizo as equipes vencedoras, parabenizo também todos os outros que se envolveram e se dedicaram. A-do-re-i.... Foi tudo muito bom. Parabéns.

Vocês são maravilhosos. São meu presente em 2019. A cada ano tenho sempre a grata oportunidade de me encantar por meus alunos e por tudo que vivenciamos. Muito obrigada.

Agora é se preparar para a próxima etapa... estudar ou torcer. Vamos ao interclasse...

 

Beijos (Profª Simone Sacilotti)

 

 

 


 
 

25/10/2019 - 9° ano C. Atividade Empírica em sala - Determinação da constante π. Atividade tema 2 - Circunferência - CAA_SP.

A partir de barbante, corpos redondos e régua, procuramos determinar, sempre com o menor erro possível, a constante de proporcionalidade pi. Abaixo, a foto dos alunos no desenvolvimento das atividades...
 

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA

 

As professoras Bárbara e Cristiane trabalharam no mês de outubro com os alunos dos 8º anos A e B o tema plástico no meio ambiente. Durante as aulas de Matemática e Língua Portuguesa fizemos a leitura colaborativa, resumos e questões com frases de impacto e a reflexão sobre o texto “6 informações chocantes sobre o plástico no meio ambiente“ https://www.blogsenacsp.com.br/plastico-no-meio-ambiente/. O objetivo desse trabalho foi fazer com que o aluno analise e interprete dados numéricos a respeito do tema e se conscientize do consumo sustentável de produtos descartáveis. Fizemos também a confecção e divulgação de panfletos alertando sobre os danos do plástico no meio ambiente.

 

 

 PROJETO MEIO AMBIENTE  (TEMA - Plástico)

As professoras Bárbara e Cláudia trabalharam no mês de outubro com os alunos dos 9º anos A,B e C o tema plástico no meio ambiente. Durante as aulas de PE (Matemática e Ciencias) fizemos a leitura e a reflexão sobre o texto “6 informações chocantes sobre o plástico no meio ambiente) https://www.blogsenacsp.com.br/plastico-no-meio-ambiente/. O objetivo desse trabalho foi fazer com que o aluno analise e interprete dados numéricos a respeito do tema e se conscientize do consumo sustentável de produtos descartáveis. Fizemos também a confecção e divulgação de panfletos alertando sobre os danos do plástico no meio ambiente.

PROJETO ABUSO SEXUAL - 7ºs e 8ºs anos 

 
 

 A professora Maria Valquelene, desenvolveu com os alunos dos 7º e 8º anos da Escola Marechal Rondon no mês de setembro o Projeto Abuso Sexual conforme segue abaixo.

 

INTRODUÇÃO

        A  violência sexual contra crianças e adolescentes é de  difícil enfrentamento, e muito complexo, mas  essa situação ainda precisa  ganhar espaço e vencer preconceitos.  A violência cometida contra crianças e adolescentes em suas várias formas faz parte de um contexto histórico-social maior de violência que vive nossa sociedade
           O  presente projeto  visa uma preocupação com esse tema  e intuito de  conscientização  sobre a vitimização sexual de crianças e adolescentes através do abuso sexual intrafamiliar e outros.   Considerando apresentações  dos vídeos  “VAMOS  ENSINAR  NOSSAS CRIANÇAS A SE PROTEGEREM DO ABUSO SEXUAL “, “EXPLORAÇÃ DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”. promover  debates e cartazes com dicas de identificação e prevenção ao abuso sexual infantil para 7º e 8º anos.

 

1. JUSTIFICATIVA:

         O abuso sexual tem um impacto negativo na saúde física e mental da criança e do adolescente, deixando marcas em seu desenvolvimento com danos que podem persistir por toda a vida. A infância é um período onde o ser humano desenvolve fisicamente e psicologicamente envolvendo graduais mudanças no comportamento e na aquisição das bases de sua personalidade, por isto quanto mais cedo houver o descobrimento de algum tipo de abuso, mais probabilidade de aplicar um tratamento adequado e resolver ou amenizar os danos causados, para que futuramente não surjam problemas mentais ou físicos que seja mais grave, ou ate mesmo irreparáveis. Acredita-se que a conscientização e a prevenção reduzirão o numero de ocorrências de abuso sexuais.

 

2. OBJETIVO GERAL: Conscientizar e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

 

MEIO AMBIENTE - Preservação Ambiental 

 

A professora Maria Valquelene, desenvolveu com os alunos dos 7º e 8º anos da Escola Marechal Rondon no mês de outubro o Projeto Meio Ambiente conforme segue abaixo.

 

Introdução

 O desenvolvimento de projeto Meio Ambiente faz parte do plano de metas da Escola Marechal Rondon. A proposta visa o desenvolvimento de ações que contribuam com  proteção do meio ambiente e consequentemente com a qualidade de vida.

A sobrevivência do ser humano nesse planeta depende da preservação do meio ambiente. Dar mais atenção para as questões ambientais  é primordial para o ser humano. Para quem está pensando que todos esses cuidados podem ser tomados apenas pelas autoridades deve saber que todos podem e devem fazer a sua parte.

O projeto apresenta um relato das ações a serem desenvolvidas   e propõe novas ações a serem implantadas com o intuito de preservar nosso ambiente.

Considerando apresentação  do vídeo  “Preservação Ambiental”, promover  debates,  desenhos e frases sobre o tema proposto.

 

Justificativa:

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos estudantes, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente  para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre preservados.

 

Objetivo:

 Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio  ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e desenvolvimento sustentável; Despertar nos estudantes valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;  Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;  Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

 
 

ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - UMA TRISTE REALIDADE... (PARTE 2)

No mês de setembro a professora Bárbara trabalhou com a turma 8ºB o projeto Abuso sexual de crianças e adolescentes - Uma triste realidade... (Parte 2). Pesquisamos na sala do acessa muitas questões pertinentes ao tema como, - Aonde ocorrem os abusos, quem é o abusador, qual a diferença entre o abuso 

sexual e a exploração sexual, quais são as consequências desse abuso, e finalmente ao identificar o abuso o que devemos fazer. Os alunos finalizaram esse trabalho com reflexões e ilustrações a respeito do tema.


   

 

Atividades diferenciadas com os 6s anos

Realizamos atividades diferenciadas com os sextos anos,nas aulas de Ciências com a professora Claudia Lira,onde os alunos assistiram um trecho do filme ario 2 e fizeram um trabalho relacionado com o assunto que foi sugerido pelo  Aprender Sempre.

 
 
  

Atividades diversificadas de matemática com os 7º anos

interdisciplinaridade tem como objetivo  promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Nas aulas de Matemática e Arte foi desenvolvido pela  Profª Andréia Férrer  e Sandra Carvalho com os alunos de 7º anos nos dias 25/09/19 a Situação de Aprendizagem 8 – Classificação, Montagem e Desenho de Poliedros. A habilidade desenvolvida foi a  de representar figuras planas e espaciais em malhas de pontos e classificar poliedros com critérios predefinidos.

 

A professora  Andréia Férrer desenvolveu  com os alunos dos 7ºs anos da Escola Marechal Rondon nos dias 26 e 27/09 o conteúdo: Tratamento de informações-  Hb: Conhecer a relação de proporcionalidade entre ângulos e arcos em uma circunferência...

A professora  Andréia Férrer desenvolveu  com os alunos dos 7ºs anos da Escola Marechal Rondon nos dias 23/09 o conteúdo: Tratamento de informações-  Hb: Gráficos de Setores e proporcionalidade. Nesta aula foi desenvolvida a habilidade de representar porcentagens em gráficos de setores, fazendo a correspondência em graus de forma proporcional;  usar o transferidor para representar setores circulares correspondentes a determinados ângulos.

 

Educação Ambiental: Tema: Natureza

Na semana do dia 23/09 a 27/09 foi desenvolvido na aula de Orientação de Estudo pela Professora  Andréia Férrer o Projeto de Educação Ambiental o tema: Natureza. O presente trabalho tem como tema o papel da Educação Ambiental, no âmbito escolar, como instrumento de conscientização e reflexão, para que haja uma mudança comportamental, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Demostração algébrica da altura h de um certo triângulo equilátero, em função do lado. Área de um certo triângulo equilátero de lado L.

Quando: 20/09/2019

Com quem?: 9° ano C

Objetivo: Modelagem Matemática - Demonstração algébrica de medidas de um triãngulo equilátero.

 

Na aula de 20/09 deste ano, por pedido do CAA_SP, mas, com desenvolvimento da demonstração realizada com o apoio dos alunos, realizamos a partir de cálculos puramente algébricos, a demonstração da fórmula da altura h de um certo triângulo equilátero qualquer, de lado L, e, a partir disto, a fórmula da área, a partir de sua altura algébrica.

 

Foi uma atividade prazerosa e instigante, pois, conforme a proposta da atividade, o aluno foi envolvido nas operações e raciocínios implícitos, onde, apenas com letras, ou seja, válido para qualquer valor de lado de um triângulo, os mesmos conseguiram visualizar uma área complexa da matemática - a modelagem.

Como a construção envolve vários entendimentos adquiridos durante a disciplina, gastamos alguns bons minutos pensando e refletindo, para que se chegasse ao melhor entendimento do que estava ocorrendo nas equações propostas.

Perceba a alegria e desconstração dos meninos, onde, após (ufa ;)) alguns minutos de cálculos e tensão kkk, conseguimos terminar a demonstração solicitada. Parabéns menino(a)s!!